• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Acadêmicos da UNIARP visitam Comunidade do interior de Lebon Régis

             ACADÊMICOS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIARP VISITAM ASSENTAMENTO NO MUNICIPIO DE LEBON RÉGIS/SC
 
            O Serviço Social é uma profissão de caráter interventivo, critico e sócio-transformador, que visa a garantia, ampliação e efetivação dos direitos sociais e humanos, através da criação de políticas sociais que assegurem a cidadania, a dignidade humana e a justiça social, numa perspectiva de proteção, promoção e inclusão do usuário, bem como de prevenção de situações que se apresentem como expressões da Questão Social.

            O objeto de intervenção da profissão é a Questão Social, que é o conjunto de problemáticas originárias da relação conflituosa entre a classe trabalhadora e a classe capitalista.

            Na atualidade, frente à crise do trabalho, a economia solidária tem se caracterizado como a resposta mais frequente por parte das pessoas atingidas, que formam cooperativas de trabalho, para, mediante ajuda mútua, gerar trabalho e renda para cada membro.

            A Economia Solidária é uma das disciplinas componentes da grade curricular do curso de Serviço Social da UNIARP. A turma da 6ª fase do curso, ao estudar esta disciplina, tomou a iniciativa de conhecer uma realidade onde fosse possível observar a operacionalização da Economia Solidária. Os acadêmicos, junto com a professora Marilene Boscari, se empenharam em descobrir, na região, um local onde isto fosse possível.

            Tendo em vista que as melhores opções eram conhecer uma cooperativa ou um assentamento integrante do MST- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, os graduandos optaram por conhecer o assentamento, em decorrência da curiosidade de ter contato com a realidade das pessoas participantes deste movimento.

            Sendo assim, no dia 14 de setembro de 2012 os acadêmicos do curso de Serviço Social da UNIARP visitaram o assentamento na localidade de Linha Vitória, município de Lebon Régis, SC.

            Uma parceria entre o curso de Serviço Social da UNIARP, a Escola Municipal Nucleada Linha Vitória, localizada na comunidade, e o CRAS Volante do município, que realiza trabalhos com a comunidade e acompanha as famílias a partir de um grupo de mulheres, que se reúnem semanalmente para confecção de artesanato, resultou em um encontro realizado na comunidade.

            Na ocasião estavam presentes a diretora da escola da comunidade, a senhora Jaqueline Mello, a professora da disciplina de Economia Solidaria do curso de Serviço Social da UNIARP, senhora Marilene Boscari, a assistente social Rosane Dias Guesser e a psicóloga Rosane Regina de Souza, integrantes da equipe de profissionais do CRAS Volante, os acadêmicos do curso de Serviço Social, as mulheres participantes do grupo de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS Volante e, também, moradores da comunidade, convidados para falar sobre a historia do assentamento.

            Os acadêmicos foram recebidos com muita alegria pela comunidade, cujos habitantes se mostraram honrados em contribuir com a formação acadêmico-profissional dos graduandos.

            Os moradores da comunidade contaram histórias sobre a formação do assentamento, que se deu no ano de 1987. Falaram sobre as dificuldades enfrentadas, sobre a organização das famílias, que assume um caráter de economia solidária, tendo em vista que todos se ajudam entre si em todos os momentos. Falaram sobre como foi a chegada das famílias na localidade e, também, compartilharam de seus momentos de tribulações quando, ao chegarem ao município, alem de não conhecerem nada ainda sofriam preconceito por parte dos habitantes, que os julgavam como invasores, preguiçosos e marginais.

            A diretora Jaqueline narrou a história do município, explicou como se organiza  a política municipal de educação e discorreu sobre o histórico desta política no município. Explicou como era a dinâmica das escolas multisseriadas que existiam na região até o ano de 2005, sendo que posteriormente estas escolas foram fechadas e a educação foi nucleada, permitindo a divisão das classes conforme as séries em que estão os alunos.

            As mulheres do grupo compartilharam sobre sua realidade, seu dia-a-dia enquanto mulheres do campo, mostraram os trabalhos realizados no grupo e discorreram sobre as dificuldades encontradas por elas e suas famílias, no que se refere ao exercício da cidadania, sendo que a comunidade é de difícil acesso e muito distante da cidade.

            “O dia foi extremamente produtivo, os acadêmicos conseguiram visualizar uma das realidades com as quais trabalharão após estarem formados, foi uma experiência única, onde se pode adquirir conhecimento longe da sala de aula e em contato com a população, que é o grande motivo da existência da nossa profissão” diz o acadêmico Adevilson Pires.

            “Acredito que mais experiências como estas deveriam ser feitas ao longo do curso, é muito bom ter contato com realidades com as quais vamos trabalhar, antes de estarmos formados, pois assim estamos nos preparando melhor para sermos profissionais competentes” relata Bruna da Fonseca, acadêmica do curso.

            “A comunidade sempre esta aberta para receber visitantes, já recebemos muitos estagiários e visitantes, inclusive de outros países, mas nada se iguala a receber estudantes que no futuro estarão trabalhando na nossa região e ainda em prol das famílias que aqui residem” diz Claudete Binello, integrante do grupo de mulheres da comunidade.

            A Assistente Social Rosane Dias Guesser, do CRAS Volante do município de Lebon Régis relata: “a equipe do CRAS Volante se sente honrada em poder ser parte integrante da formação acadêmico-profissional de graduandos que estão se preparando para, futuramente, atuar nas diversas políticas sociais publicas em nossa região, foi uma experiência muito significativa para todos os participantes, sendo que a comunidade sentiu sua historia valorizada, os acadêmicos puderam ter contato com uma realidade alem da sala de aula e o CRAS Volante conseguiu diversificar os trabalhos modificando a maneira de desenvolver o trabalho”.

            “Foi uma experiência extremamente positiva, sendo que através dela os acadêmicos conheceram uma realidade fora do ambiente da universidade, esta experiência contribuiu para a formação e capacitação dos universitários, cujos estão entusiasmados e esperançosos de realizarem mais trabalhos como este”, conclui a professora Marilene Boscari.
 
VEJA FOTOS:


Acadêmicos do curso de Serviço Social da UNIARP e moradoras da comunidade junto com crianças que estudam na Escola Municipal Nucleada Linha Vitória.


Vista panorâmica do assentamento.



Bordado ponto vagonite feito pelas participantes do grupo de convivência da comunidade de Linha Vitória.


Participantes do evento.


Participantes do evento.



Marilene Boscari (professora do curso de Serviço Social da UNIARP), Rosane Guesser (assistente social do CRAS Volante do município de Lebon Régis) e os acadêmicos Sandra, Denise, Lais, Adevilson, Bruna e Marlene.

0 comentários:

Postar um comentário